Jornacitec Botucatu, XII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
O USO DE MEMES COMO FACILITADOR NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA.
Gustavo Nogueira de Carvalho Leite, Reuel da Silva Sousa Pinto, Vitor Soares Prosperi

Última alteração: 2023-10-04

Resumo


Atualmente, o Brasil encontra-se com, somente, 5,1% da população brasileira mais jovem que afirmam possuir algum conhecimento no idioma inglês (British Council, 2015, p.7). Esse acontecimento se deve ao modo em que a língua é apresentada. Muitas pessoas não se sentem confortáveis com as metodologias aplicadas ao ensino desse idioma uma vez que a língua estrangeira deve ser ministrada de maneira que não assuste ou frustre o aluno (Montrezor, 2009). O humor, quando devidamente usado, é uma maneira de melhorar o aprendizado, deixando o ambiente escolar mais intuitivo e dinâmico. De acordo com Martins (2021, p.3), através do humor podemos diminuir barreiras como o distanciamento físico, além de promover bem-estar psicológico, minimizando tensões do cotidiano. Sendo assim, o humor é uma estratégia eficaz para o aprendizado, facilitando a compreensão do conteúdo e deixando a aula mais interessante para os alunos. Esse humor didático não precisa estar necessariamente dentro de uma sala.  Uma maneira de compartilhar conhecimento, mesmo que por um breve momento, dentro e fora do ambiente escolar, é através de memes. Segundo Torres (2016, p.60), “Meme é uma mensagem quase sempre de tom jocoso ou irônico que pode ou não ser acompanhada por uma imagem ou vídeo e que é intensamente compartilhada por usuários nas mídias sociais”. Um meme que é intensamente compartilhado funciona da mesma maneira que uma “música chiclete”, fixando a mensagem na mente, de forma quase que involuntária. Em conformidade com Candido (2015, p. 1301), os memes, como toda linguagem, contém um padrão, ainda que o seu intuito seja o de recriar, expandindo ideologias. Esses padrões estão no aspecto de sua construção, em que a repetição é o fator chave. O compartilhamento de mídias humorísticas em inglês de maneira intensiva faz com que nós, usuários das redes sociais, fiquemos curiosos e com vontade de conhecer sua origem. “Por que todo mundo só fala disso?”, “de onde veio essa palavra?”, “o que ela significa?”, são perguntas que podem ajudar na busca de novas palavras para o aumento do vocabulário em um idioma estrangeiro. Sendo assim, a utilização de um site durante as aulas, no qual o professor escolheria memes marcantes ou atuais para que os alunos, a partir do conteúdo dado, reescrevessem novas legendas, seria um passo para a melhor memorização de palavras que podem ser tão dificultosas para eles. O site usado seria o makeitmeme, e com isso espera-se que aumente o engajamento dos alunos durante as aulas e os encoraje a cada vez mais aprender palavras e expressões novas.

Texto completo: PDF