Jornacitec Botucatu, XII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
O PAPEL DO INGLÊS E DAS CERTIFICAÇÕES TECNOLÓGICAS EM CARREIRAS PROFISSONAIS DE TECNOLOGIA
Guilherme Augusto Reis dos Santos, Thiago Henrique Diniz, Ana Maria Zava, Marco Antônio Nagao, Maria Fernanda Martins

Última alteração: 2023-10-04

Resumo


A constante globalização e evolução das Tecnologias de Informação (TI) impõem, cada vez mais, aos profissionais da área, a necessidade de obtenção de certificações internacionais e validação das habilidades relacionadas a esses avanços. Progressivamente, as empresas buscam profissionais com habilidades técnicas comprovadas, tornando a área de TI altamente competitiva e dinâmica (AWS, 2022).

Para Bertolani (2017) as certificações tecnológicas suprem a demanda por atualizações e validações impostas pelo rápido avanço da área de TI. Tandy (2020) complementa indicando que as certificações além de validar as habilidades técnicas do profissional aumentam a sua produtividade e o tornam um membro valioso para a equipe.

As certificações tecnológicas, como as oferecidas pela AWS, Cisco e Microsoft, representam a validação objetiva dessas habilidades, sendo reconhecidas globalmente entre seus pares (NASCIMENTO, 2015). É nesse contexto, que a proficiência em língua inglesa tem destaque para o avanço profissional no campo da tecnologia (PILATTI e SANTOS, 2008; ESTEVES, 2015), uma vez que é amplamente empregada na elaboração de documentação técnica, comunicações e recursos educacionais. Como Pillatti e Santos (2008) demonstram, aqueles que dominam a língua inglesa passam a ter uma vantagem significativa ao acesso às informações, a possibilidades de colaboração em projetos internacionais e tornam-se mais competitivos às vagas de emprego em grades empresas multinacionais.

Dessa forma, destaca-se a necessidade de ampliar a compreensão sobre a influência desses fatores nas oportunidades de emprego e no avanço profissional dos indivíduos na área de tecnologia. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a proficiência em língua inglesa e a obtenção de certificações tecnológicas, bem como compreender a influência dessa relação nas carreiras profissionais de tecnologia. Para isso, conduziremos uma revisão sistemática da literatura examinando estudos quantitativos e qualitativos relacionados à proficiência em língua inglesa e certificações tecnológicas, proficiência em língua inglesa e empregabilidade na área de tecnologia, certificações tecnológicas e empregabilidade na área de tecnologia, certificações tecnológicas e o sucesso nas carreiras de tecnologia. Ao compreender como esses fatores se relacionam, será possível fornecer um conjunto valioso de informações para os profissionais, empregadores e educadores da área de tecnologia. Ademais, o presente estudo contribuirá para o aprofundamento da discussão e maior compreensão dos elementos que se interligam para exercer influência sobre a carreira profissional na área de tecnologia.


Texto completo: PDF