Última alteração: 2021-10-14
Resumo
Desde a sua domesticação, o cão vem sendo um grande companheiro para o ser humano. Estima-se que existam cerca de 54,2 milhões de cães no Brasil (Instituto Pet Brasil, 2019), confirmando a tendência de que cada vez mais famílias buscam um pet para receber e dar afeto, companhia e atenção. Porém, as longas jornadas de trabalho de grande parte da população brasileira impedem que seja dada a devida atenção à alimentação dos seus cães. Dessa forma, o uso de tecnologias de automação propiciam maior comodidade e facilidade ao tutor do animal, que mesmo não presencialmente, pode cuidar e zelar pela saúde do mesmo. A criação de um protótipo de alimentador automático para cães vem como grande auxílio aos adultos que não podem trabalhar em regime de home office, podendo garantir que seu cão será alimentado no horário desejado e com a quantidade ideal pré-estabelecida anteriormente por ele mesmo. Dessa forma, há boa manutenção da saúde do animal, evitando doenças e obesidade.
Para cada porte de animal recomenda-se uma dosagem específica de ração, geralmente algo em torno de 2% a 3% do peso corporal por dia, dependendo do grau de atividade física realizada, calorias da comida oferecida, idade do cão, entre outros fatores. Sendo assim, a melhor forma de selecionar a quantidade certa de alimento por dia é checando a embalagem da ração dada (FERREIRA, Perito Animal, 2016).
Utilizando da linguagem C++ na plataforma Arduino IDE versão 1.8.13 para desenvolvimento da parte lógica do alimentador automático.
O simulador Tinkercad foi utilizado para desenvolvimento e descrição do sistema elétrico do hardware.
Para a construção da parte teórica, foram utilizados artigos com embasamento científico a respeito de nutrição canina e sua relação com a longevidade, saúde e bem-estar canino, bem como sites para buscar informações relevantes sobre o tema proposto.
A parte física precisará de: Arduino UNO, teclado matriz 4x4, 16*2 LCD, push buttom, servo motor, resistor, fios de conexão, protoboard, módulo DS3231 RTC, além das peças impressas na impressora 3D.