Última alteração: 2021-11-23
Resumo
Este artigo trata-se de apresentar a funcionalidade da Curva ABC em um estoque numafábrica de carrorerias e peças de reposição de ônibus na região do interior de São Paulo,deixando visível as possíveis ações que poderão ser desenvolvidas a partir do resultado obtido. Através de um relatório com os itens mais vendidos no período de 12 meses, tendo início em janeiro de 2020e finalidade em dezembro de 2020. Neste documento foi disponibilizado os valores unitários dos produtos, e seu consumo total no período buscado. Com estes dados, foi desenvolvido uma planilha que efetuam-se cálculos para chegar ao resultado, e podendo classificar os produtos em A, B ou C. Foi possível ver que, dos 50 itens mais vendidos, apenas 27 deles estão classificados como A (onde a importância é maior), representando 79,60% do total valor vendido. Já os produtos classificados como B, são representados por 14,68% do total valor vendido, e 15 produtos foram classificados. Os de classificação C são 8 itens do total vendidos, e atualmente representam apenas 5,72% do capital investido. A partir destes dados, foi possível concluir que a curva ABC tem uma ampla utilização, é eficaz na tomada de decisões.