Jornacitec Botucatu, XI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
AUXÍLIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO E APRENDIZADO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Cauan Guilherme Lima, Diego Monteiro Freire, João Vitor Pucci e Moreira, Marco Antonio Nagao, Maria Fernanda Martins

Última alteração: 2022-10-05

Resumo


Com a língua inglesa sendo globalizada, é normal que muitos recursos nessa língua estrangeira acabem por integrar no vocabulário cotidiano e profissional. Segundo Finardi, Prebianca e Momm (2013, p. 193), as possibilidades que surgem, a partir da inserção de tecnologias digitais nas áreas de informação e comunicação, vindo de um crescimento exponencial e onde se faz presente nas salas de aula e fora delas, garantem mudanças notáveis. Uma aplicabilidade dessa tecnologia no aprendizado, que vem aumentando, são aplicativos móveis e a inteligência artificial, para traduções simultâneas, tornando o aprendizado cada vez mais simplificado, natural e ajudando na compreensão rápida. A tecnologia digital contribuí para o desenvolvimento de outras línguas, sendo o inglês a língua mais importante no aprendizado e a mais procurada para estudos. Entretanto, ainda existe um grande número de pessoas que resistem a implementação destas tecnologias no desenvolvimento e aprendizagem. Segundo Prebianca, Finardi e Cardoso (2015, p. 97), as pessoas têm se mostrado com uma postura de desconfiança e resistência na implementação das tecnologias digitais e técnicas aplicadas na metodologia de ensino, sendo coisas bem simples como uma calculadora ou até mesmo o uso da internet. Entretanto, algumas barreiras sociais estão sendo ultrapassadas, segundo Costa (2013) que obteve êxito em seu experimento, com alunos de um Instituto Federal de Ensino Tecnológico, utilizando tarefas mediadas pelo celular para o ensino de inglês. A autora concluiu que o uso de celulares foi muito benéfico para os alunos e os ajudou a aprimorar seus conhecimentos em linguagens, “colocou os alunos em um contexto real e tornou este processo mais atraente, motivador e interessante”(COSTA, 2013, p. 131) . As tecnologias estão tendo um papel importante como auxiliadoras na educação, mas para que elas cumpram seu objetivo e tenham mais êxito, é necessário que os professores se adaptem e se aperfeiçoem, para que, assim, o aluno não restrinja seu conhecimento em apenas aplicativos e site, mas que tenham contato com o conteúdo original mediado pelo professor, como afirma Bacich, Tanzi Neto e De Mello (2015, p. 13). O objetivo deste artigo é entender a importância do inglês no meio profissional e acadêmico, desmitificando conceitos de retrocesso da aprendizagem; com o auxílio da tecnologia digital, encorajando professores e alunos a trabalharem juntos para o crescimento de ambos. É fato que hoje o uso das tecnologias digitais é de suma importância e fundamental na educação, pois além de buscar práticas que ultrapassam a troca de informações mas também focar em superar as dificuldades, visto que com esse avanço há muitos desafios, onde o papel da instituição e do docente é promover e instigar a criatividade, autonomia, reflexão crítica, espírito de trabalho em equipe, autonomia e o avança da fluência tecnológica digital (Mainardi, Muller, Rech, 2014, p. 541).


Texto completo: PDF