Jornacitec Botucatu, XI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM IDOSOS COM VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA (VPPB)
Tais Ribeiro de Rossi, Felipe de Oliveira Marzola, Camila Contin Diniz de Almeida Francia, Luís Alberto Domingo FRANCIA FARJE

Última alteração: 2022-09-26

Resumo


Atualmente é relatado altos índices de Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) na população idosa e com maior prevalência em mulheres. Está entre umas das principais causas de atendimento de emergência e comumente são diagnosticados desacertadamente portanto, recebem tratamento incorreto. Apresenta causa idiopática, mas pode ser resultado de outros processos patológicos pré-existentes. As manifestações clínicas podem ser muito variadas e isso pode dificultar ainda mais diagnóstico e tratamento adequados para o idoso. Muitos indivíduos sofrem com quedas devido as vestibulopatias comuns na terceira idade, e a fisioterapia apresenta técnicas de reabilitação vestibular que são capazes de fornecer tratamento eficaz, de forma prática, segura, não invasiva e sem efeitos colaterais derivados dos fármacos. O objetivo do presente trabalho é mostrar a importância do fisioterapeuta na prevenção, diagnóstico e tratamento adequado da Vertigem Posicional Paroxística Benigna em idosos. Conclui-se que há eficácia na atuação da fisioterapia na Vertigem Posicional Paroxística Benigna e torna-se necessário enfatizar a necessidade de divulgação dos possíveis recursos que podem sem aplicados a população que sofre com tonturas decorrentes de uma vestibulopatia.

Atualmente é relatado altos índices de Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) na população idosa e com maior prevalência em mulheres. Está entre umas das principais causas de atendimento de emergência e comumente são diagnosticados desacertadamente portanto, recebem tratamento incorreto. Apresenta causa idiopática, mas pode ser resultado de outros processos patológicos pré-existentes. As manifestações clínicas podem ser muito variadas e isso pode dificultar ainda mais diagnóstico e tratamento adequados para o idoso. Muitos indivíduos sofrem com quedas devido as vestibulopatias comuns na terceira idade, e a fisioterapia apresenta técnicas de reabilitação vestibular que são capazes de fornecer tratamento eficaz, de forma prática, segura, não invasiva e sem efeitos colaterais derivados dos fármacos[LADFF1] . O objetivo do presente trabalho é mostrar a importância do fisioterapeuta na prevenção, diagnóstico e tratamento adequado da Vertigem Posicional Paroxística Benigna em idosos. Conclui-se que há eficácia na atuação da fisioterapia na Vertigem Posicional Paroxística Benigna e torna-se necessário enfatizar a necessidade de divulgação dos possíveis recursos que podem sem aplicados a população que sofre com tonturas decorrentes de uma vestibulopatia.

[LADFF1]Faltam colocar seus objetivos e considerações finais


Texto completo: PDF