Última alteração: 2022-10-05
Resumo
A sociedade enfrenta vários problemas relativos à segurança do trabalho em suas devidas infraestruturas, seja física ou virtual. Incêndios sempre apresentaram grandes riscos aos ambientes e pessoas, o crescimento de incêndios estruturais vem aumentando (MORATO; MOTTA, 2021). Ainda segundo os autores, por meio do monitoramento diário de notícias de incêndios no Brasil, o Instituto Sprinkler Brasil conseguiu capturar 1244 ocorrências de incêndios estruturais de janeiro a dezembro de 2020, representando alta de 43,7% comparado com dados de 2019, o que mostra à indústria que existe uma necessidade de tecnologias preventivas e atuantes contra incêndios. Segundo Oliveira (2017), Internet das Coisas é muito mais que apenas ligar lâmpadas pelo smatphone. Não é somente ligar as “coisas” pela internet, mas também torná-las inteligentes, capazes de coletar e processar informações do ambiente ou das redes as quais estão conectadas. Com isso em mente, o projeto tem como base o desenvolvimento de um equipamento IoT que possa realizar o processamento inteligente dos dados. O desenvolvimento e montagem do protótipo contará com uma placa Arduino, devido a sua versatilidade tecnológica. Segundo Arduino (2018), as placas Arduino são capazes de ler entradas (luz em um sensor, um dedo em um botão ou uma mensagem do Twitter), e transformá-la em uma saída (ativando um motor, ligando um LED, publicando algo on-line). O usuário pode dizer à sua placa o que fazer enviando um conjunto de instruções para o microcontrolador na placa. Para isso, utiliza a linguagem de programação Arduino (baseada em Wiring) e o software Arduino (IDE), baseado em Processing. com a topologia lógica baseada em C++ para a construção da lógica programática do dispositivo (ARDUINO, 2018). O C++ é uma linguagem de nível médio, ou seja, possui comandos simples das linguagens de alto nível e comandos complexos das linguagens de baixo nível. É multi-paradigma, pois suporta mais de um estilo de programação, e é considerada uma linguagem de uso geral (CANALLE; ARAÚJO, 2022). Em complemento, serão utilizadas algumas bibliotecas específicas do Arduino disponíveis no site do fabricante para a construção da aplicação entre software e hardware. Segundo Arduino (2022), o ambiente Arduino pode ser estendido através do uso de bibliotecas, assim como a maioria das plataformas de programação. As bibliotecas fornecem funcionalidade extra para uso em esboços, por exemplo, trabalhar com hardware ou manipular dados. Assim, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um protótipo que consiga se comunicar diretamente com um aplicativo através da internet e realizar a comunicação de um possível incêndio, tratando essa informação de forma funcional.