Jornacitec Botucatu, XII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
SUPERAÇÃO DE BARREIRAS: O PAPEL DA IA NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO DOMINANTE DO INGLÊS
Ryan Gustavo de Jesus, Marco Antônio Nagao, Maria Fernanda Martins

Última alteração: 2023-10-04

Resumo


É inegável a força que a inteligência artificial vem ganhando ao longo dos tempos, de acordo com Lee (2019) artigos sobre as mais recentes inovações da IA (Inteligência Artificial) cobrem as páginas dos jornais, conferências sobre como alavancar o seu negócio com IA para aumentar os lucros estão acontecendo quase todos os dias, e principalmente os governos do mundo todo estão lançando seus próprios planos nacionais para explorar esta tecnologia. de repente, a inteligência artificial está no centro do discurso público, e por boas razões. Observamos também a influência predominante na área da computação tendo grande porcentagem dos conteúdos para aprendizagem nesta língua, isso vem trazendo dificuldade para estudantes na busca de diversos conteúdos pois a maioria das aulas ou documentações provém do inglês. Dessa forma, a IA pode ajudar os programadores independente da língua pois possuem o conhecimento vasto de diversas culturas mesmo tendo maior eficácia em sua língua materna que é o inglês portanto a busca para dominar o inglês vem aumentando exponencialmente não somente pela competência técnica, mas também como uma vantagem competitiva profissional que determina do sucesso a longo prazo (GOIS, et al., 2013). Reforçando na colaboração de humano e inteligência artificial na qual um programador e uma inteligência artificial trabalham juntos, com sugestões e códigos gerados automaticamente por ferramentas que compõem as IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) que servem de auxílio sanando dúvidas muitas vezes comentando e dando ênfase em diversos pontos do código, mas ainda necessitando de um observador para usar a ferramenta de forma efetiva e com mais segurança (LIMA et al., 2018). A introdução da Inteligência Artificial (IA) nesse contexto tem redefinido a maneira como os desenvolvedores colaboram, tornando o processo mais eficiente e produtivo.

“atualmente, existem plataformas de inteligência artificial como o GitHub, que, por ser um projeto colaborativo, vem para agilizar o trabalho rotineiro e fazer proposições preditivas; que proporcionará um apoio significativo à educação.” (VILLARROEL, 2021, p. 2, tradução nossa).

De acordo com a pesquisa de Ross et al. (2023) realizado com 42 interessados, apesar do ceticismo de algum dos participantes em relação à assistência de programação, os participantes ficaram impressionados com a amplitude das capacidades do assistente, a qualidade das suas respostas e o seu potencial para melhorar a sua produtividade. O trabalho buscará explorar a progressiva influência da IA na prática da programação em pares, ao longo do tempo espera se que ao comparar diferentes tipos de inteligências artificiais possa ter um resultado reflexivo ao seu uso utilizando 3 IAs de programação escolhidas que são: Github Copilot, Tabnine, BlackBox. Com a linguagem de programação Javascript e problemas de programação da plataforma LeetCode e o ambiente de desenvolvimento integrado será o Visual Studio Code. Pois reforçando a ideia de Brígitte (2021) acredita-se ser possível a aplicação de diversas ferramentas que proporcionem diferentes contribuições ao projeto, integrando processos digitais ao conhecimento qualitativo do projeto.


Texto completo: PDF