Tamanho da fonte:
O PAPEL DO INGLÊS NA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES
Última alteração: 2024-10-08
Resumo
RESUMO: A proficiência em inglês desempenha um papel crucial na integração e implementação de tecnologias emergentes em ambientes educacionais. Entende-se como tecnologias emergentes novos softwares, ferramentas de realidade virtual e inteligência artificial onde a língua inglesa está sempre presente em nosso cotidiano (FANG, 2024). No mundo atual, a capacidade de se comunicar em inglês não apenas facilita as interações internacionais, mas também permite a adoção eficaz de novas tecnologias no ensino e na aprendizagem. O inglês é essencial para a assimilação dessas tecnologias, uma vez que muitos recursos e ferramentas educacionais são desenvolvidos e disponibilizados principalmente nesse idioma (RONALDO & BRUNO, 2019). Essa realidade é evidente em ambientes educacionais onde o inglês é a língua dominante, proporcionando acesso a uma ampla gama de conteúdos, plataformas e metodologias inovadoras, frequentemente lançadas primeiro nesse idioma. A integração de tecnologias emergentes, como aplicativos educacionais e plataformas de e-learning, é mais eficaz quando os educadores entendem bem o inglês. As metodologias de Aprendizagem Integrada de Línguas mostram que combinar conteúdo acadêmico com a aprendizagem de línguas, especialmente o inglês, pode tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado (ADRIANA, 2019). Essas abordagens promovem a aquisição de conhecimento e habilidades linguísticas simultaneamente, preparando os alunos para interagir com conteúdo tecnológico de forma mais eficaz e em um contexto global. Entretanto, a implementação bem-sucedida de tecnologias emergentes na educação enfrenta desafios significativos. Estudos indicam que muitas instituições de ensino ainda utilizam a tecnologia de forma limitada, sem integrá-la estrategicamente aos currículos (SUELY e GLAUCIA, 2020). A falta de uma integração plena pode restringir o potencial das tecnologias emergentes e reduzir seu impacto positivo na educação. Para maximizar o potencial das ferramentas tecnológicas, é fundamental desenvolver um plano estratégico que considere as necessidades específicas das instituições e promova a formação contínua dos professores. A proficiência em inglês é mais do que uma vantagem competitiva, é um requisito essencial para a adoção e implementação eficaz de tecnologias emergentes na educação. Em um mundo cada vez mais interconectado, a capacidade de utilizar o inglês em conjunto com novas tecnologias não apenas melhora as competências técnicas, mas também prepara os indivíduos para se tornarem cidadãos globais e colaborativos, capazes de enfrentar desafios e aproveitar oportunidades em um cenário educacional e profissional em constante evolução (GABRIELE, 2024; PRISCILA, 2019). Desta forma, o objetivo deste trabalho foi testar diversas tecnologias para o ensino e a proficiência em inglês, incluindo o aplicativo Duolingo, o jogo Kahoot ferramenta de quizzes interativos, canais no Youtube “engVid: Learn English”, “BBC Learning English”, “English Addict with Mr Duncan” e plataforma de inteligência artificial como o ChatGPT. Tendo isso nosso estudo envolveu a descrição detalhada do uso de cada uma dessas tecnologias e a análise dos resultados obtidos. Assim, o uso dessas tecnologias pode potencializar o aprendizado de inglês, melhorar a interação dos alunos com o conteúdo educacional e oferecer novas oportunidades para a prática da língua, tornando a aprendizagem mais eficaz e envolvente.
Texto completo:
PDF