Jornacitec Botucatu, XIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS, NO CURSO DE TECNÓLOGIA EM LOGÍSTICA E O SEU IMPACTO NO APROVEITAMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS
ANGELICA APARECIDA GONÇALVES ALVES, Bernadete Rossi BARBOSA-FANTIN

Última alteração: 2024-09-28

Resumo


Este trabalho visa apresentar aspectos práticos e teóricos que influenciaram o aproveitamento acadêmico dos alunos. A implementação de metodologias ativas nas aulas de Administração do curso de Tecnólogo em Logística mostrou-se fundamental para a articulação entre teoria e prática, promovendo um aprendizado mais eficaz e relevante. Essas metodologias, que incluem abordagens como a aprendizagem baseada em projetos, estudos de caso e simulações, permitem que os alunos apliquem os conceitos teóricos em situações práticas, aproximando-os das realidades do mercado de trabalho. A utilização de metodologias ativas facilita o desenvolvimento de competências técnicas essenciais para o profissional de logística, demandadas pela indústria 4.0. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, quantitativa, exploratória, de campo, realizada por meio de Estudo de Caso, para verificar a influência do uso de metodologias ativas de aprendizagem, no aproveitamento acadêmico dos alunos ingressantes em 2022 e 2023 no curso de Tecnologia em Logística.  O impacto dessas metodologias no desenvolvimento acadêmico foi significativo, pois melhoraram o engajamento e a absorção do conhecimento, refletindo no aproveitamento acadêmico dos alunos fatos este que pode ser comprovado pelo monitoramento dos dados obtidos no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA.


Texto completo: PDF