Jornacitec Botucatu, XIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS, NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA E O SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DAS SOFT SKILLS.
Michele Fernanda Alexandre, Bernadete Rossi BARBOSA-FANTIN

Última alteração: 2024-10-02

Resumo


O avanço da tecnologia, automação e inteligência artificial, característicos da sociedade 4.0, trouxe mudanças significativas nas relações de trabalho, exigindo não apenas habilidades técnicas, mas principalmente competências comportamentais. Na Indústria 4.0, os profissionais precisam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que atendam às exigências dos diversos setores produtivos, acompanhando o ritmo dessa evolução. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho foi verificar o impacto do uso de metodologias ativas de aprendizagem na disciplina de Administração, no desenvolvimento das competências comportamentais (soft skills) dos alunos ingressantes em 2022 e 2023 no curso de Tecnologia em Logística. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso, para avaliar o desenvolvimento de competências empreendedoras entre os alunos. Os resultados mostraram que os alunos expostos a essas metodologias ativas demonstraram uma evolução significativa no desenvolvimento de suas competências comportamentais. Isso reforça a importância da aplicação de metodologias que colocam o aluno no centro do processo de ensino, promovendo a interação, a resolução de problemas reais e o aprendizado prático, características fundamentais para a formação de profissionais capacitados para os desafios da Indústria 4.0.


Texto completo: PDF