Jornacitec Botucatu, XIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL, POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL E SEU IMPACTO NOS ALUNOS
Anna Luiza Santos Clodoaldo, Bernadete Rossi BARBOSA-FANTIN

Última alteração: 2024-09-26

Resumo


As metodologias ativas são uma abordagem pedagógica que coloca o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizado, incentivando o pensamento crítico e a resolução de problemas com mais autonomia. Diferente do ensino tradicional, onde o professor é o principal transmissor de informações, nas metodologias ativas os alunos participam ativamente, estimulados através de jogos, resolução de problemas, discussão de ideias, colaboração com os demais colegas e aplicação de conceitos em situações reais. Dessa forma os conhecimentos são passados enquanto os alunos desenvolvem habilidades sociais, engajamento e autonomia. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Administração geral, no curso de produção industrial, com o objetivo de verificar o impacto do uso das metodologias: Desing Thinking, Aprendizagem entre pares, Rotações por estações, Cultura maker e PBL, no rendimento das turmas. O desempenho dos alunos foi monitorado, pelos índices de aproveitamento acadêmico disponíveis no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA, possibilitando constatar o quanto uso dessa metodologia impactou favoravelmente no desempenho acadêmico dos alunos e na construção de competências nos alunos ingressantes, em 2022 e 2023.


Texto completo: PDF