Jornacitec Botucatu, XIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
Jogos digitais educativos para a aprendizagem da língua inglesa para crianças
Ana Clara Campos, Giovanna Leonardo, Nalbert Hilmar Silva, Marco Antonio Nagao, Maria Fernanda Martins

Última alteração: 2024-10-14

Resumo


Nos últimos anos, com a evolução da tecnologia e da acessibilidade crescente a equipamentos tecnológicos, o ambiente de aprendizagem infantil transformou-se, fazendo com que seja um desafio usar os métodos tradicionais de aprendizagem para manter o interesse e a motivação das crianças no aprendizado de uma segunda língua, como o inglês. Com a evolução da tecnologia, surgiram os jogos digitais como uma possível solução para tornar esse processo mais eficaz e dinâmico para as crianças, pois muitas são mais adeptas a telas do que apostilas físicas (BARROS, 2023). O objetivo dessa pesquisa é explorar a eficácia dos jogos digitais infantis no ensino da língua inglesa, analisando como eles podem influenciar na motivação e aprendizagem dos pequenos. Com a mudança da sociedade ao longo dos anos, mudar o método de ensino tornou-se viável, priorizando a construção do conhecimento ao invés da memorização de conteúdo. Com isso, o avanço tecnológico de jogos digitais educativos vem colaborando com essa nova abordagem (PAULA  E VALENTE, 2017). Para discursar sobre este tema, foi realizada uma análise de aplicativos direcionados ao aprendizado da língua inglesa, como o Duolingo, o Lingokids e o Pili Pop, que são aplicativos digitais infantis,  interativos e dinâmicos que auxiliam no estudo da língua.  O estudo sobre as três plataformas selecionadas focou em como cada uma delas contribui para o ensino da língua inglesa para crianças, explorando suas características, metodologias e a eficácia no processo de aprendizagem. Esses programas foram escolhidos por sua popularidade e pelo foco no público infantil, oferecendo atividades interativas que visam tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico. O Duolingo é uma plataforma que utiliza lições curtas e gamificadas para ensinar vocabulário, gramática e pronúncia. Com desafios diários e um sistema de recompensas, o aplicativo torna o aprendizado interativo e motivador (DUOLINGO, 2024). A plataforma Lingokids oferece uma variedade de jogos, músicas, vídeos e atividades interativas, o conteúdo é apresentado de forma lúdica e adaptada à cada faixa etária, utilizando personagens animados e cenários coloridos. Além disso, o Lingokids permite que os pais acompanhem o progresso dos filhos através de relatórios e atividades complementares (LINGOKIDS, 2024). O terceiro e último aplicativo analisado neste trabalho, a plataforma Pili Pop, é  focada na escuta e na fala, onde incentiva a prática da pronúncia em situações do cotidiano, utilizando personagens divertidos, permitindo a interação com a criança através do reconhecimento de voz, o que ajuda a melhorar a conversação na língua estrangeira (PILI POP, 2024). Em conclusão, os jogos digitais educativos demonstram grande potencial para tornar o aprendizado de inglês acessível, interativo e divertido para crianças. Ao combinar elementos de jogo, interação visual e auditiva, esses recursos digitais não apenas mantêm o interesse, mas também facilitam a absorção de um novo idioma de forma eficaz, reforçando a importância das tecnologias educacionais na construção de um aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Texto completo: PDF