Jornacitec Botucatu, XIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICICAL PARA O APRENDIZADO NA LINGUA INGLESA
Matheus Davy Pereira Carvalho, Vinicius Marotti, Everton Ceciliano de Souza, Marco Antonio Nagao, Maria Fernanda Martins

Última alteração: 2024-10-08

Resumo


A inteligência artificial (IA) está transformando radicalmente o aprendizado de inglês, especialmente nas áreas de conversação e compreensão. Em um mundo cada vez mais globalizado, a fluência em inglês se tornou essencial para acessar oportunidades acadêmicas, profissionais e culturais. No entanto, aprender uma língua estrangeira ainda enfrenta desafios significativos, como a falta de prática com falantes nativos e dificuldades em obter feedback imediato. A IA oferece soluções inovadoras para superar esses obstáculos, proporcionando uma experiência de aprendizado personalizada e interativa (LUDERMIR, 2021). De acordo com Fluminhan, Arana e Fluminhan (2013), a falta de feedback imediato sobre aspectos como pronúncia, gramática e uso contextual da língua é um desafio significativo na aprendizagem de inglês, especialmente em regiões onde o inglês não é a língua predominante. Segundo os mesmos autores, sem correções constantes, erros podem se cristalizar, dificultando o desenvolvimento da fluência. Em ambientes onde o inglês é raramente praticado, essas dificuldades são ainda mais acentuadas, limitando a progressão dos alunos na aquisição da língua. A IA oferece soluções eficazes para esses desafios. Aplicativos de aprendizado de idiomas baseados em IA podem simular conversas com falantes nativos, permitindo que os alunos pratiquem em um ambiente seguro e controlado. Além disso, tecnologias como aprendizagem adaptativa e tutores inteligentes personalizam o processo de ensino, oferecendo feedback instantâneo e detalhado sobre pronúncia, gramática e vocabulário, ajudando os alunos a corrigirem erros e melhorar continuamente (TAVARES; MEIRA; AMARAL, 2020). De acordo com Aguiar e Platero (2015), a capacidade de compreender e produzir conteúdo em inglês é crucial para o sucesso acadêmico, especialmente considerando que muitos dos melhores programas e pesquisas são conduzidos nesse idioma. Além disso, o inglês é frequentemente uma exigência básica para posições em empresas multinacionais e para a participação em conferências e redes profissionais globais. Ainda seguindo Aguiar e Platero (2015), culturalmente, a fluência em inglês também permite o acesso a uma ampla variedade de mídia, literatura e eventos internacionais, o que enriquece a experiência pessoal e expande horizontes. Em conclusão, a IA oferece soluções promissoras para melhorar o aprendizado de inglês, tornando-o mais acessível, interativo e eficaz. As tecnologias de IA, como sistemas de tutoria inteligentes, ambientes exploratórios e feedback instantâneo, fornecem personalização e análise de fala, ajudando alunos em todo o mundo a alcançar fluência de maneira mais eficiente. À medida que essas tecnologias evoluem e se tornam mais integradas no ambiente educacional, espera-se que o aprendizado de línguas se torne ainda mais intuitivo e adaptado às necessidades individuais dos alunos (D'ESPOSITO; GATNER, 2024).

Texto completo: PDF