Jornacitec Botucatu, XIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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O INGLÊS NA ERA DIGITAL: APRENDIZADO, TECNOLOGIA E OS JOGOS COMO FERRAMENTAS EDUCATIVAS
Anderson Oliveira Ataide, Caroline Martins Passarelli, Marco Antonio Nagao, Maria Fernanda Martins

Última alteração: 2024-10-08

Resumo


Vivemos em uma era em que o domínio da língua inglesa se tornou um diferencial indispensável em diversas esferas da vida, desde o âmbito acadêmico até mesmo para o lazer. Conforme Ferreira (2020), o conhecimento e estudo de diferentes linguagens se tornou extremamente crucial. E, ao mesmo tempo, com o avanço tecnológico nos foram proporcionados diversos meios de aprendizado, tornando o acesso ao conhecimento mais democrático e dinâmico.  Portanto, ao ter isso em mente, possuir ao menos conhecimento básico do idioma, se torna essencial e, em diversas áreas de atuação, pode ser indispensável. Podemos citar como exemplo, estudantes universitários que precisam realizar tarefas, pesquisas e atividades acadêmicas. Além disso, candidaturas a vagas de emprego exigem cada vez mais essa habilidade, especialmente para o entendimento de documentos e comunicação. Em muitos casos, um nível básico de inglês é requerido, de modo que a pessoa seja minimamente capaz de ler e compreender textos e instruções.  Como diz Silva et al. (2020), com o progresso das tecnologias, o aprendizado de diversos idiomas se tornou mais viável, de modo que, com alguns “cliques”, pessoas seriam capazes de acessar materiais e métodos de estudo de qualquer lugar, a qualquer momento, seja pelo celular ou computador. Esse avanço também proporcionou diferentes maneiras de aprender o inglês, com abordagens mais “divertidas” e dinâmicas, como, por exemplo, a utilização de músicas, series e filmes legendados. Esses recursos proporcionam um aprendizado constante, indireto e quase imperceptível, tornando esse processo ainda mais leve e fácil. Além disso, há o “bônus” de aprender gírias e uma melhor compreensão da fonética. Com os jogos eletrônicos, não é diferente. De acordo com Silva et al. (2014), diversos jogos, mesmo que disponíveis apenas em inglês, conseguem atingir variadas faixas etárias, levando os jogadores a aprenderem a língua sem perceberem, pois, de uma forma ou outra, há a necessidade de compreender as mecânicas oferecidas. Isso pode ser notado nos jogos “Minecraft”, “Counter-Strike”, “Pokémon”, entre outros. Por outro lado, o inglês pode ser visto por muitos como uma língua de difícil aprendizado. Porém, quando aplicado de forma lúdica, o aprendizado pode se tornar prazeroso e acessível. Nesse contexto, jogos são uma excelente opção, pois combinam características que os tornam divertidos como objetivos, adrenalina, interatividade, resolução de problemas etc.  Portanto, jogos eletrônicos possuem seus benefícios e malefícios, uma vez que dispõem consigo um ambiente confortável e divertido. Segundo Balbino et al. (2020), também podem trazer riscos à saúde mental e física para pessoas de diversas faixas etárias, como obesidade, sedentarismo, déficit de atenção, estresse excessivo. Aprender se torna mais fácil quando nos divertimos e, graças à tecnologia, isso se tornou mais fácil. No entanto, como é dito por Abreu (2008), é fundamental estabelecer limites para preservarmos nossa saúde em diversos aspectos, como por exemplo, definir um tempo limite de uso da tecnologia, exercitar-se, buscar meios de diversão fora de aparelhos eletrônicos.

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