Última alteração: 2024-12-09
Resumo
A gestão eficaz de relacionamento entre empresas e fornecedores é um dos pontos importantes para a competitividade e eficiência das organizações nos cenários atuais. Este estudo tem como seu principal objetivo analisar os quesitos que as empresas compradoras percebem como de maior importância em relação aos fornecedores no relacionamento entre fornecedores e empresas. Com base na literatura foi elaborada uma metodologia que avaliou 28 atributos de fornecedores por grau de importância por meio de um questionário utilizando a escala de Likert e um escore de pontuação. Foram aplicados em empresas dos setores sucroalcooleiro, alimentício, estrutura metálica e autopeças na região Botucatu e São Manuel-SP. Destacou-se os riscos logísticos e a importância da pontualidade nas entregas, ressaltando a necessidade de melhorias contínuas na gestão da cadeia de suprimentos. Conclui-se que as empresas compradoras avaliam a relação com seus fornecedores por diversos itens além do custo e da qualidade dos produtos e serviços fornecidos destacando-se a importância da realização de avaliações periódicas dos desempenhos dos fornecedores seguindo uma métrica específica