Jornacitec Botucatu, V JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
EFICIÊNCIA DA RADIOGRAFIA TORÁCICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NO DIAGNÓSTICO DE ENFISEMA PULMONAR
Roberta Aparecida De Lalla, Leticia Diniz Vieira

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


Enfisema Pulmonar é uma doença que ocorre após muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão, tendo como principais fatores de risco: fumaça do cigarro, poeiras ocupacionais, irritantes químicos, poluição ambiental, baixa condição socioeconômica e infecções respiratórias graves durante a infância. Esta destruição ocorre nos alvéolos, onde é feita a troca gasosa do oxigênio pelo dióxido de carbono. Como consequência, a pessoa passa a ter dispneia ao esforço (TRAVIS et al., 2012).

A grande maioria dos acometidos pela doença é do sexo masculino a partir dos 50 anos. Entretanto, há também mulheres, em menor proporção. O principal sintoma é a falta de ar ou a sensação de não estar inalando ar suficiente.Tosse, chiados e dispneia são sintomas iniciais(TRAVIS et al., 2012).

A radiografia torácica é o primeiro exame realizado em pacientes com suspeita de enfisema pulmonar, devido a simples execução e baixo custo, eliminando outras doenças, através da visualização do aumento da área pulmonar. Essa incidência geralmente é pedida em PA (póstero-anterior) e perfil, em posição ortostática, caso não seja possível, é feita a incidência em AP (ântero-posterior), em decúbito dorsal (BIASOLI, 2007).

Contudo, a tomografia computadorizada é o método de imagem mais sensível e indicado para detecção da doença, devido a sua resolução, velocidade e alta relação sinal/ruído, além de ser um exame não invasivo (HOCHHEGGERet al.,2012).

Assim, os objetivos deste trabalho destinam-se a descrevera eficiência dos exames de imagem de raios X e de tomografia computadorizada na investigação dessa doença.


Texto completo: PDF