Última alteração: 2017-10-09
Resumo
A disponibilidade de recursos para se prestar um serviço público impacta diretamente na qualidade do atendimento. Contudo deve-se fazer uma gestão eficiente destes recursos de forma a otimizar a utilização do dinheiro público. Cada vez mais as pessoas que utilizam do serviço público estão reivindicando a prestação de um serviço com alta qualidade, fazendo com que as políticas dos órgãos governamentais se aprimorem cada vez mais para atender às exigências da população. Para a análise do melhor método de previsão de demanda dos atendimentos do Poupatempos empregou-se os modelos de previsão média móvel simples, média móvel ponderada e suavização exponencial comparando-se com dados reais de atendimentos. No modelo de média móvel simples foi utilizado o período de tempo (n) igual a 3 meses. Na média móvel ponderada foi atribuído pesos de 0,6; 0,3 e 0,1, por serem mais utilizados na literatura. Na suavização exponencial atribuiu-se valores para alfa iguais a 0,1; 0,2 e 0,3. O objetivo deste trabalho é propor a utilização de modelos de previsão de demanda para analisar a tendência dos serviços do Poupatempo em Regiões Administrativas do Estado de São Paulo.Conclui-se que a previsão de demanda é muito importante para as empresas e para o setor público a fim de obter uma estimativa futura do seu serviço, sendo possível observar se a quantidade que oferecemos está suportando a quantidade que está sendo recebida. A diversidade de modelos empregados sugere a necessidade de se fazer revalidações periódicas para se verificar qual modelo está se ajustando melhor segundo a tendência da demanda pelo serviço público