Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DA VIDEIRA ‘ISABEL’ EM FUNÇÃO DE DIFERENTES SISTEMAS DE CONDUÇÃO
Lilian Massaro Simonetti, Marília Caixeta Souza, Paola Maressa Aparecida de Oliveira, Adilson Pimentel Júnior, Jesion Geibel da Silva Nunes, Marco Antonio Tecchio

Última alteração: 2017-10-11

Resumo


O sistema de condução pode afetar significativamente o crescimento vegetativo da videira, modificando o microclima em termos de radiação solar e de temperatura, com consequências diretas tanto na qualidade quanto na produtividade do vinhedo. Objetivou-se com este estudo avaliar se o sistema de condução de espaldeira baixa e alta sobre as características produtivas e a qualidade dos frutos de videira ‘Isabel’. Os tratamentos consistiram na combinação da cv. ‘Isabel’ enxertada sobre o porta-enxerto ‘IAC 572’, em dois sistemas de condução: I - espaldeira com três fios de arame, situados a 1; 1,3 e 1,6m de altura do solo; II - espaldeira com quatro fios de arame, situados a 1; 13; 1,6 e 2m de altura do solo. 

Conclui-se que o sistema de condução proporcionou poucas alterações na produção e qualidade da uva Isabel. Assim, levando-se em consideração os aspectos econômicos, pode-se utilizar a espaldeira baixa visando redução de custo de produção.


Texto completo: PDF