Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE CURRÍCULO EM INGLÊS PARA AUXILIAR ALUNOS DA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Marcos Felipe Fabiano, Rafaela Samara Pinheiro, Marco Antônio Nagao, Gustavo Kimura Montanha

Última alteração: 2017-10-15

Resumo


Pesquisas apontam que somente 5% da população brasileira dominam o idioma inglês, e o Brasil é o país 40º colocado no ranking mundial, segundo a sexta edição do índice de proficiência em inglês realizado pelo EF Education First (EF EPI, 2016). Esses índices são considerados baixos devido a importância do conhecimento do idioma em um mundo marcado pelas nefastas consequências de um processo de globalização excludente (MOREIRA, 2001).

Deve-se enfatizar a importância desse idioma para os profissionais da área de tecnologia da informação, já que seu trabalho exige o mínimo de conhecimento para sua aplicação no cotidiano, seja para compreender a estrutura de um software ou para iniciar um projeto de desenvolvimento. A curva de aprendizagem nesta área exige que o profissional esteja totalmente atualizado (ESTEVAS, 2015), além disso, as empresas de tecnologia do mundo todo buscam novos profissionais competentes e que atendam a esses requisitos.

Para os profissionais de TI que almejam ingressar no mercado de trabalho internacional, além do idioma ser essencial para a conclusão do curso, se faz necessário também no primeiro contato com o mercado de trabalho, a construção de um bom currículo.

Finardi et al.(2013) afirma contudo que isso pode ser considerado difícil para algumas pessoas, que apresentam dificuldades ou inseguranças na construção do currículo em inglês, ainda que os mesmos conheçam o idioma, deve-se saber utilizar ferramentas tecnológicas e mediação pedagógica de foram adequada.

O objetivo do artigo é auxiliar alunos da tecnologia da informação no desenvolvimento de um currículo desenvolvido no idioma inglês, utilizando modelos com estruturas básicas, afim dar suporte ao aluno no ingresso do mercado de trabalho.



Texto completo: PDF