Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE SUBSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO CONVENCIONAL POR UM SISTEMA DE ILUMINAÇÃO COM TECNOLOGIA LED EM UMA PRAÇA PÚBLICA NA CIDADE DE BOTUCATU
Fábio Mota, Marcos Pieri, Richard Olivato, Ricardo dos Santos, Adriano Paulino, Gustavo Kimura Montanha

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


A sociedade moderna tornou-se extremamente dependente do uso de energia elétrica o que acarreta em um aumento significativo de consumo alertando para problemas como a escassez de recursos, impacto ao meio ambiente entre outros, que obrigam os governos a impor medidas de redução de consumo, como o uso das bandeiras tarifárias que elevam o custo da energia como um todo.

Nos períodos mais secos do ano as empresas se veem obrigadas a recorrer ao uso de fontes de energia elétrica mais caras, e mais poluentes para suprir as necessidades de energia elétrica da sociedade.

Os sistemas de iluminação pública consomem uma parcela considerável de energia elétrica do sistema, devido à tecnologia de lâmpadas de vapor metálico que são utilizadas atualmente e, que apresentam baixa eficiência se comparada à tecnologia LED.

O LED foi descoberto no ano de 1962 e era bastante utilizado em circuitos de baixa potência. Com a implantação de novos materiais e novas tecnologias Nakamura (1990) desenvolveu o LED de alto fluxo luminoso com uma camada de fósforo que emite luz branca, possibilitando assim a sua aplicação em diversos sistemas, inclusive em iluminação pública.

Aliado ao aperfeiçoamento da tecnologia LED foram desenvolvidas inúmeras fontes de energia renovável e sustentável, uma delas é a de células fotovoltáicas, que recebem a luz solar, produzem energia elétrica através de reações químicas e acumulam esta energia em baterias.

Segundo Bley (2012) é possível aliar estas duas inovações tecnológicas para desenvolver sistemas autossustentáveis de iluminação, reduzindo assim os custos de instalação e operação dos sistemas.

O objetivo do trabalho foi analisar o uso de energia de uma praça pública e propor soluções no seu sistema de iluminação com a implantação da tecnologia LED.


Texto completo: PDF