Jornacitec Botucatu, IX JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
IT MANAGER: UM JOGO PARA APRENDIZAGEM DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Isaías de França Leite, Michel Moron Munhoz

Última alteração: 2020-10-07

Resumo


O emprego de novas ferramentas tecnológicas no ambiente acadêmico não é uma novidade, principalmente no uso de jogos para auxiliar ensino/aprendizagem na prática, entretanto, estes são um défice no ensino de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação porque o ambiente acadêmico ainda é muito teórico, sendo a prática pouco explorada. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar um game que demonstre os benefícios no estudo e na formação dos alunos ao diversificar as formas de ensino. A fim de realizar esse objetivo será utilizada a ferramenta Unity para produzir o jogo junto com os conceitos da UML para modelar todos os artefatos necessários antes de realizar a codificação. Também será fundamental o uso de pesquisas para obter dados relacionados à análise dos professores e dos alunos em busca de um feedback. O resultado mostra que o uso de games pode contribuir para o ensino diversificado e ser uma das ferramentas relevantes para exercitar o raciocínio estratégico nesta área.


Texto completo: PDF