Jornacitec Botucatu, IX JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
FERRAMENTAS COLABORATIVAS E DE COMUNICAÇÃO EM HOME OFFICE
José Eduardo Nogueira Francisco, Vivian Toledo Santos Gambarato

Última alteração: 2020-10-07

Resumo


Este artigo tem como objetivo abordar o uso das ferramentas para o trabalho em Home Office, modalidade esta que teve um notório crescimento devido a pandemia do novo Corona vírus (Covid-19), levando as empresas a se adequarem às medidas de controle e isolamento social. Nesse formato de trabalho as empresas disponibilizam o acesso remoto aos seus conteúdos para que seus colaboradores possam exercer suas atividades de forma remota, via ferramentas específicas tais como Microsoft Teams, Google Meet, entre outras. Silva (2020) diz que “Home Office é uma expressão inglesa que significa “escritório em casa”, na tradução literal, mas também conhecido pela sigla SOHO (Small Office and Home Office)”. Segundo Haubrich e Froehlich (2020), os principais benefícios da adoção do Home Office identificados foram: flexibilidade, produtividade, possibilidade de contratar profissionais sem restrições geográficas, redução de despesas de estrutura e de deslocamento e melhoria da qualidade de vida. Desde março de 2020, quando foi decretado o isolamento social, muitas empresas acabaram adaptando suas atividades essenciais como administração, suporte entre outras, desta forma houve um aumento do uso das ferramentas de Home Office. O Teams  é um software da Microsoft desenvolvido para a colaboração de equipes. O conceito inicial do aplicativo foi desenhado para colaboração de equipes corporativas, mas ultimamente tem sido utilizado também para fins educacionais (EAD/UFU, 2020). Segundo a Microsoft (2020), alguns dos recursos do Microsoft Teams são Videoconferência, compartilhamento de tela, compartilhamento de arquivos, recursos importantes para o desenvolvimento de atividades remotas sem diminuir a produtividade dos colaboradores. Outra ferramenta muito utilizada é o Google Meet, antigo Google Hangouts. Segundo Tillman (2020), a Google descreve o Meet como "uma experiência de videoconferência com um objetivo: facilitar a participação em reuniões". A empresa queria melhorar o Hangouts para tornar mais fácil e rápido as pessoas iniciarem e participarem de videoconferências. Entre os recursos gratuitos do Google Meet estão o número limitado de reuniões, tela de visualização de vídeo e áudio, controles para organizadores da reunião, compartilhamento de tela com participantes, troca de mensagens com os participantes e integração com os apps da Google e Microsoft Office (APPSGOOGLE, 2020). Existem diversas ferramentas para Home Office, neste artigo foram citadas as duas mais populares com versões gratuitas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é fazer uma revisão de literatura sobre o assunto e descrever casos de empresas que adotaram o Home Office como prática de trabalho e as ferramentas utilizadas durante a pandemia.

Texto completo: PDF