Última alteração: 2020-09-23
Resumo
Com o estreitamento das relações comerciais entre as nações, as empresas buscam se internacionalizar para sobreviver a esse novo contexto cada vez mais competitivo, tanto nacionalmente, como internacionalmente. Dessa forma, afloram novas estratégias organizacionais, como no caso dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que fazem uso de ações de cooperação para se tornarem mais competitivos durante o processo de internacionalização. Para entender esta relação, esta pesquisa tem como objetivos analisar as estratégias de internacionalização das empresas situadas no APL de Cosméticos de Diadema, bem como observar como os instrumentos ATA Carnet e Certificado de Origem estão alinhados com essas estratégias. A escolha do APL de Diadema se justifica pelo fato de o setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) estar em constante crescimento e com ganhos de importância no mercado internacional. Somente na América do Sul, o Brasil lidera as exportações, representando 34% de participação relativa no segmento. A metodologia a ser utilizada neste trabalho será a pesquisa exploratória, através de busca bibliográfica e documental, e descritiva. Constatou-se que o setor brasileiro de HPPC possui um significativo grau de internacionalização. No entanto, a participação das empresas exportadoras brasileiras poderia ser muito mais expressiva do que é atualmente.