Jornacitec Botucatu, IX JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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AULAS REMOTAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Wagner de Jesus Felice Filho, Vivian Toledo Santos Gambarato

Última alteração: 2020-10-06

Resumo


No mundo inteiro o cenário atual é de medo. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19. Os sintomas variam de um simples resfriado até uma pneumonia, sendo os mais comuns: tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020). Porém, o maior problema é que esse vírus se propaga de uma forma muito rápida, através de aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas. Assim, umas das recomendações de prevenção à COVID-19 é o isolamento social, não podendo ter grandes aglomerações, evitando o rápido contágio, o que trouxe um novo mundo a ser explorado, pois os comércios fecharam, universidades e escolas entraram em recesso e empresas tiveram que diminuir o quadro de funcionários. Com toda essa situação, foi necessário encontrar um meio para que fosse possível continuar os estudos, e assim adotou-se o meio de aulas remotas, também chamado de Home Schooling.  Algumas escolas e faculdades adotaram a ferramenta Microsoft Teams que é um espaço de trabalho baseado em um chat que integra pessoas, conteúdos e ferramentas que uma equipe precisa para melhorar o seu engajamento e ser mais eficaz (KOENIGSBAUER, 2020). Outra ferramenta utilizada é o Moodle, uma plataforma web que permite a gestão e distribuição de conteúdo on-line, que se adapta a destinatários com necessidades e objetivos diferentes, e promove entusiasmo e motivação para a aprendizagem, melhorando as práticas que se desenvolvem nas aulas (MARTINS; DOS REIS, 2008). Algumas escolas municipais estão usando o Youtube como ferramenta para disponibilizar as aulas para as crianças do ensino fundamental e educação infantil, onde os pais aplicam as tarefas. Em um estudo de caso realizado pela UFPEL (HANNEL et al., 2005) verificou-se alguns pontos: os bons foram poder assistir a aula em casa e economizar com passagem, poder realizar outros trabalhos e o ganho de tempo, e os negativos foram atrasos da imagem, que deixaram a aula cansativa e também a dificuldade de concentração. Existem outras grandes dificuldades para poder aplicar as disciplinas, pois nem todos os alunos podem ter acesso a computadores, celulares e Internet, o que evidencia as desigualdades sociais e tecnológicas existentes. Essa realidade não é diferente na cidade de São Manuel, onde a secretaria de educação teve que encontrar medidas para poder aplicar as matérias. Um dos problemas, além da falta de meios de comunicação, é a dificuldade dos pais ou responsáveis de aplicarem todas as tarefas e lições para seus filhos, pois alguns não têm nem mesmo alfabetização. Na maioria desses casos, o número de alunos que estão ficando sem o ensino básico está crescendo, e alguns estão até pensando em abandonar o ano letivo. Assim, o objetivo desse trabalho é descrever os problemas evidenciados pelos alunos da rede municipal de ensino da cidade e as soluções propostas para auxiliar professores, pais e alunos no processo de ensino aprendizagem.


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