Última alteração: 2015-09-22
Resumo
O Estado de São Paulo responde por cerca de 80% da produção nacional de laranja e 98% das exportações brasileiras de suco concentrado, ressaltando que o Brasil é o maior exportador mundial de suco de laranja (FIGUEIREDO et al., 2009).
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2015), o setor de citricultura é altamente organizado e competitivo, tendo no Brasil, como destaque as agroindústrias que são responsáveis por 60% da produção mundial de suco de laranja e campeão de exportação do produto. São colhidas, anualmente no País, mais de 18 milhões de toneladas de laranja ou cerca de 30% da safra mundial da fruta.
O principal problema enfrentado pela citricultura paulista, no entanto, é a despeito de seu desempenho, esta atividade vem sendo de longa data ameaçada por uma série de pragas e doenças, as quais devem ser constantemente monitoradas, objetivando minimizar os danos e os prejuízos causados pelas mesmas nos diversos pomares brasileiros. Consequentemente, os principais desafios da atual citricultura estão quase todos associados a problemas de ordem fitossanitária (FIGUEIREDO et al., 2009).
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (2015), um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.
De acordo com Costa et al. (2013), o ácaro da falsa ferrugem Phyllocoptrutaoleivora (Ashmead, 1879) é uma das principais pragas dos citros, sendo responsável por grande parte dos ingredientes ativos utilizados na citricultura brasileira.
Os danos causados por esse ácaro podem inviabilizar o fruto não somente para consumo in natura, mas também para indústria (OKUMURA, 2007). Esta praga ocorre durante todo o ano, tendo maior incidência durante a primavera e verão devido a temperatura e umidade relativa do ar mais altas.
Portanto, pela grande importância de caráter econômico que a fruta cítrica tem no Brasil, o objetivo do trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico de formas de identificação e controle da praga ácaro da falsa ferrugem.