Última alteração: 2015-09-23
Resumo
O mercado cervejeiro brasileiro é constituído por grandes e pequenas cervejarias que fazem do Brasil ser a terceira maior produção de cerveja do mundo. O brasileiro também é o terceiro maior consumidor do mundo, segundo dados apresentados neste artigo. Com tanto potencial, intensificam-se as tendências atuais de consumo pela qualidade, pela variedade, pela diversidade, dentro do mercado cervejeiro esse nicho pertence às cervejas artesanais, e a importação de rótulos de cervejas tradicionais e com formulação histórica de outros países. O objetivo do presente trabalho é verificar se houve aumento no consumo de cerveja importada no Brasil durante o período de 2004 a 2014, e quais fatores que contribuíram para essa possível alteração de consumo de cervejas importadas. Foram levantadas as informações, através da realização de pesquisa bibliográfica, onde foram coletados dados sobre o mercado brasileiro de cervejas, para traçar um panorama atual sobre o consumo no setor cervejeiro, focando o mercado de importação de cervejas com rótulos de países diversificados. Houve um aumento da importação de cervejas no período de 2004 a 2014, de acordo com dados coletados através do MDIC (2015), devido ao consumidor desse tipo de cerveja ter, atualmente, maior facilidade para compra e por buscar por melhor qualidade nos produtos que consomem.. Dessa forma, o nicho de importação de cerveja tem potencial de crescimento mesmo frente ao período de recessão que é previsto para este ano e para o próximo ano segundo o Banco Central (MDIC, 2015).