Jornacitec Botucatu, III JORNACITEC

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GESTÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS
Carlos Henrique Garcia, Elisiane Sartori

Última alteração: 2014-10-01

Resumo


Ao permitir a introdução de novas práticas de inovação, as empresas vêm colocando no centro das suas estratégias a gestão do conhecimento (GC). No Brasil, as pesquisas atestam o aumento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos últimos anos, haja vista o crescente número de profissionais dessa área. O objetivo do trabalho consiste em analisar a evolução quantitativa do uso das TIC nas empresas do setor de serviços da Região Metropolitana de Campinas (RMC) nos anos de 2005 a 2013, considerando a trajetória dessa variável como indicadora de expansão da gestão do conhecimento. O modelo metodológico da pesquisa possibilita a mensuração das atividades profissionais em TIC no Brasil e, com isso, permite desenvolver análises sobre a gestão do conhecimento nas empresas. Esforços dedicados a esse enfoque de estudo vêm sendo realizados nos países avançados. Um grupo de trabalho da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) voltado para a compreensão do tema, construiu uma metodologia para identificar o avanço da GC (OECD, 2005). A metodologia produziu uma abordagem das ocupações em TIC que trata dos grupos ocupacionais dos Gestores em TIC (Gerentes e Diretores de TI), as quais são definidas pelas competências para o desenvolvimento das atividades de GC. Pode-se utilizar esta metodologia para os Especialistas em TIC no Brasil, convertendo os grupos ocupacionais dos Especialistas em TIC (segundo o modelo metodológico da OECD) para a nomenclatura particular da presente na Classificação Brasileira de Ocupações. Os resultados parciais da pesquisa mostram o aumento da importância da profissionalização da gestão em TIC no setor de serviços na RMC. Assim, constatou-se que estes profissionais vêm assumindo maior importância nas empresas de serviços da região, visto que o peso do emprego de diretores e gerentes de TIC aumentou em relação ao conjunto do emprego de todos os trabalhadores em TIC e à totalidade dos profissionais inseridos no setor de serviços. Mais especificamente, os resultados da pesquisa demonstraram que na RMC, ao somar 573 empregados em 2013, esse contingente de gestores representava naquele ano 3,5% do total dos profissionais em TIC. Apesar de parecer um percentual inexpressivo, esse número contava apenas 1,27% em 2005 (menos da metade). Ademais, o número desses profissionais experimentou um crescimento de 981,1% nesse curto período de tempo, isto é, de quase 10 vezes; enquanto o crescimento relativo do emprego total em TIC e do emprego como um todo no setor no mesmo período foi bem menor, alcançando, respectivamente, 112,3% e 62,3%.  Pode-se concluir que o forte ritmo de crescimento do número de gerentes e diretores da área de TI nas empresas de serviços levou à expansão acelerada da gestão do conhecimento na RMC, o que denota a mudança importante no quadro do desenvolvimento regional. Ademais, a análise parcial dos dados obtidos na pesquisa demonstra que a metodologia utilizada é dotada de forte capacidade heurística para ajudar a entender e dimensionar a GC em qualquer tipo de atividade produtiva.

 

REFERÊNCIAS

Organization for Economic Co-operation and Development - OECD. Working Party on the Information Economy: New perspectives on ICT skills and employment, 2005.

 

BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego, CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, 2002. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/. Acesso em 11 mai. 2014.


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