Última alteração: 2014-10-01
Resumo
Seguindo as modernas técnicas de gestão empresarial, o setor de saúde vem incorporando o uso de indicadores de gestão como ferramentas de mensuração objetiva de resultados para avaliação de aplicação de recursos, verificação e correção de resultados e aplicação de metas. Segundo Costa et al. (2013), o conceito de indicadores de saúde é recente, sendo enfatizado somente a partir do ano 2000. Ainda segundo os autores, há vários modelos de indicadores: assistenciais, gerenciais, prontuário do paciente, sistemas governamentais de dados e na atenção primária o prontuário da família, entre tantos outros. Os indicadores identificam a ocorrência de situações que se desviam daquelas consideradas normais ou esperadas, assim o processo de gestão deve ser dinâmico e constantemente monitorado a fim de evitar a instalação de problemas (PERROCA et al. 2007).
Neste trabalho aplicaram-se indicadores de resultados para a mensuração do tempo de atendimento de pacientes em ambiente de pronto socorro. Os indicadores aplicados mediram: tempos entre chegada dos pacientes e o atendimento médico, tempos para recebimento de medicações ou para realização de exames, bem como o tempo total para as conclusões dos atendimentos, resultando em transferencia para internação, alta óbito ou evasão do paciente. Os indicadores foram elaborados em forma gráfica, por meio de planilha Excell, em períodos mensais. Os dados utilizados para a compilação dos indicadores foram coletados através registros manuais e de sistema informatizado de controle de atendimento hospitlar em unidade estadual de saúde na cidade de Botucatu.
Em um primeiro momento, foram analisados os atendimentos realizados pela equipe médica de plantão, formada por 06 profissionais e que deveriam atender em esquema de plantão, durante todo o final de semana (com início na sexta-feira 19h e término na segunda-feira 7h). Após a utilização de indicadores para medir a produditivade dos médicos, por meio de relatórios fornecidos pelo sistema informatizado, constatou-se que os mesmos, em função de receber um valor fixo pelo plantão, não atendiam conforme a demanda, que era de aproximadamente 150 pacientes a cada 24 horas. Após a análise dos dados, implementou-se um plano de ação constituido, principalmente, de uma alteração na forma de pagamento dos plantões. Os profissionais passaram a receber um valor fixo por período e um valor percentual variável de acordo com a produtividade dos mesmos. Portanto, quanto mais pacientes fossem atendidos, maior seria o percentual de produtividade que o profissional receberia.
Após a alteração, verificou-se, através da mensuração dos resultados, que o tempo de atendimento dos pacientes foi reduzido significativamente, caindo de uma média de 27 minutos para aproximadamente 17 minutos por paciente, nos casos de classificação Amarela, que são os casos de alta complexidade. Portanto, resultando numa redução média de 37% no tempo de atendimento por paciente.
A melhoria no tempo de atendimento aos pacientes, aliado ao fato do estímulo monetário aos profissionais envolvidos, teve como resultado uma equipe comprometida com a busca de melhores resultados.
Pôde-se concluir que, a utilização dos indicadores para a mensuração de resultados é fundamental no suporte à tomada de decisões e implementação de planos de ação corretivos.